segunda-feira, 7 de abril de 2008

O potencial da blogosfera para aprender

O desenvolvimento tecnológico provocou uma mudança significativa no comportamento da humanidade. Além de modificar profundamente o conceito de tempo e espaço e de transformar o mundo numa “Aldeia Global”, contribuiu também para a mudança das estruturas educativas, nomeadamente a disponibilização de novos serviços de publicação de conteúdos na Internet que tem tido grande impacto e receptividade por parte dos cibernautas, exemplos disso são os “Blogs”.
De forma simplista pode-se descrever o blogue como uma página da
Web cujas actualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário). Este detém algumas ferramentas que servem para classificar informações técnicas a seu respeito, onde estas são disponibilizadas na internet por servidores ou usuários.
É importante separar o termo Blogosfera do termo Blogue, a Blogosfera é um fenómeno social, enquanto os Blogues são, particularmente, apenas o texto divulgado através de ideias de um autor.Desta forma, os Blogues ostentam vantagens e desvantagens, isto porque permitem uma maior flexibilidade, o desenvolvimento da criatividade e da autonomia, o alargamento do conceito de escola (ou de conceito de aprendizagem formal para não formal), entre outras. Mas, em contrapartida podem causar algumas desavenças (isto porque, permite a liberdade de expressão), dificuldade de encontrar Blogues com informações credíveis, bem como a exposição pessoal de certos aspectos que poderão causar fragilidade ou mesmo arrependimento futuro.

Actividade A (Criação do Blogue)

Descrição breve do processo de criação:

· Inicialmente escolhemos qual a ferramenta mais indicada para a criação do nosso blogue e elegemos o blogger por nos ter sido recomendado por várias pessoas.
· De seguida, criamos uma nova conta onde lhe atribuímos um nome e escolhemos um perfil ao nosso gosto.
· Por fim, acrescentamos à conta os nossos dados, gostos e trabalhos elaborados na disciplina de Tecnologia e Comunicação Educacional II

Ao longo da criação do blogue não encontramos qualquer tipo de dificuldade visto tratar-se de uma ferramenta de fácil acesso.