segunda-feira, 28 de abril de 2008

Lições para a vida

É grande mas vale muito a pena ler... Mesmo!!!
"O Principezinho"
Antoine De Saint-Exupéry

"... Julgava-me muito rico por ter uma flor única no mundo e, afinal só tenho uma rosa vulgar...
Foi então que apareceu uma raposa .
- Olá, bom dia! disse a raposa.
- Olá, bom dia! - Respondeu delicadamente o princepezinho...
-Anda brincar comigo - pediu o princepezinho. Estou tão triste...
- Não posso ir brincar contigo - disse a raposa. - Ainda ninguém me cativou...
Andas á procura de galinhas? (diz a raposa)
Não... Ando á procura de amigos. O que é que "cativar" quer dizer?
... Quer dizer que se está ligado a alguém, que se criaram laços com alguém.
Laços?
Sim, laços - disse a raposa. - ...
Eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo e eu serei para ti, única no mundo...
(raposa) Tenho uma vida terrivelmente monótona...
Mas se tu me cativares, a minha vida fica cheia se Sol.
Estás a ver, ali adiante, aqueles campos de trigo? ... não me fazem lembrar de nada. É uma triste coisa! Mas os teus cabelos são da cor do ouro. Então quando eu estiver cativada por ti, vai ser maravilhoso! Como o trigo é dourado, há-de fazer-me lembrar de ti...
- Só conhecemos as coisas que cativamos - disse a raposa. - Os homens, agora já não tem tempo para conhecer nada. Compram as coisas feitas nos vendedores. Mas como não há vendedores de amigos, os homens já não tem amigos. Se queres um amigo, cativa-me!
E o que é preciso fazer? - Perguntou o princepezinho.
- É preciso ter muita paciência. Primeiro, sentas-te um bocadinho afastado de mim, assim em cima da relva. Eu olho para ti pelo canto do olho e tu não dizes nada . A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas todos os dias te podes sentar mais perto...
Se vieres sempre ás quatro horas, ás três já eu começo a ser feliz...
Foi assim que o princepesinho cativou a raposa. E quando chegou a hora da despedida:
- Ai! - exclamou a raposa - Ai que me vou pôr a chorar...
... Então não ganhaste nada com isso!
- Ai isso é que ganhei! - disse a raposa. - Por causa da cor do trigo...
Depois acrescentou:
- Anda vai ver outra vez as rosas. Vais perceber que a tua é única no mundo.
O princepesinho lá foi... - vocês não são nada disse-lhes ele. - Não há ninguém preso a vocês... - não se pode morrer por vocês...
... A minha rosa sozinha. vale mais do que vocês todas juntar, porque foi a ela que eu reguei, que eu abriguei... Porque foi a ela que eu ouvi queixar-se, gabar-se e até, ás vezes calar-se. Porque ela é a minha rosa.
E então voltou para ao pé da raposa e disse:
- Adeus...
- Adeus - disse a raposa. - vou-te contar o tal segredo. É muito simples:
Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos...
Foi o tempo que tu perdes-te com a tua rosa que tornou a tua rosa tão importante.
- Os homens já se esqueceram desta verdade - disse a raposa. Mas tu não te deves esquecer dela.
Ficas responsável para todo o sempre por aquilo que está preso a ti. Tu és responsável pela tua rosa..."

Implicações no quotidiano e na Educação

Poderemos abordar o EPIC sobe duas formas distintas, a parte positiva e a parte negativa que este traz para a nossa vida.
Este é uma tecnologia que se apresenta atractiva proporcionando, como sendo uma ferramenta essencial, uma porta de entrada para os nossos conhecimentos e aprendizagens, sem esta tecnologia o acesso à informação e ao conhecimento digital estaria muito restringido.
Na vertente educativa mostra-se importante, pois o número de alunos e professores a aderirem a esta tecnologia tem vindo a aumentar cada vez mais. Um bom exemplo disso é o Bloggue onde se encontra um novo método de aprender, de ensinar e de comunicar a vida académica.
O grande se não é a possibilidade de se encontrar um conjunto de informações baseadas em factos falsos, informações plagiadas e também informações inventadas.
Em suma, a tecnologia digital domina o mundo, a nós cabe esperar que esse domínio seja feito com ética, trazendo vantagens a todos os usuários.

Análise e comentário acerca do filme EPIC 2014

Este filme retracta a evolução da Internet desde a sua origem, 1989, até 2014 onde emergirá o EPIC. Verificámos que esta evolução tem vindo a decorrer a elevado ritmo.
Em 1989, Tim Berners-Lee, na Suíça, inventou a World Wide Web, este em 1994, sonha com uma loja que vende de tudo, sendo o modelo Amazon.com que viria a estabelecer o padrão para as vendas pela Internet.
Já em 1998, dois programadores de Stanford criam a Google a mais efectiva “máquina” de busca do mundo.
A TiVo, transforma a televisão libertando-a das restrições do tempo e dos comerciais em 1999, neste mesmo ano, uma empresa denominada Pyra Labs lança o Blogger, ferramenta pessoal de publicação.
Volvidos 3anos surge o Friendster onde centenas de jovens avançam para povoa-lo com mapas detalhes das suas vidas, interesses e redes sociais. A Google lança o Google News, um portal de informação.
Em 2003 a Google compra o Blogger, evidenciando assim mais um mistério dos interesses da Google. 2003 é o ano do Blog.
A Revista Reason envia aos seus assinantes um exemplar onde a capa contem uma foto-satélite de suas casas, contendo várias informações.
Phillips e Sony lançam o primeiro jornal electrónico do mundo produzido em grande escala. Google lança o Gmail possuindo este um Gigabyte de espaço para todos os usuários.
A Microsoft lança o Newsbot que é um filtro de noticias sociais. Amazon lança o identificado como uma máquina de busca baseada na tecnologia da Google. Por fim, Google lança as suas acções no mercado.
Google tem cada vez mais capital... esta faz uma grande aquisição, compra a TiVo. Depressa a Microsoft compra a Friendster.
Em 2006 Google combina todos os seus serviços numa plataforma universal, a Google Grid oferecendo uma quantidade ilimitada de espaço para armazenamento e largura de banda para compartilhar e armazenar mídias de todo o tipo.
A Microsoft responde novamente ao crescente da Google com o Newsbotster, uma plataforma de jornalismo participativo, este gradua e ordena noticias.
2008 vê surgir uma aliança que poderá pôr por terra as ambições da Microsoft, Google e Amazon juntam-se para formar a Googlezon. Juntos, eles utilizam os conhecimentos detalhados sobre a rede social de cada usuário para accionar uma personalização total de conteúdo e de propagandas.
Googlezon dá o golpe final à Microsoft, utilizando um novo algoritmo, os computadores da Googlezon constróem novas matérias e artigos dinamicamente , onde o computador escreve um novo texto para cada usuário.
Em 2011 a empresa New York Times processa a Google, alegando que os robôs capturadores de fatos da companhia são uma violação à lei de direitos autorais. Este caso vai até a Suprema Corte que declara a 4 de Agosto de 2011 que a Googlezon ganha a causa.
Finalmente, no domingo, 9 de Março de 2014, Googlezon lança o EPIC.

EPIC 2014 (Evolving Personalized Information Construct) é um sistema de conteúdos e conhecimentos detalhados sobre uma rede social de cada utilizador. Pode-se dizer que EPIC é um resumo do mundo para uns e para outros não é nada mais do que um conjunto de informações na sua maioria inverídicas, superficiais e sensacionalistas.