segunda-feira, 2 de junho de 2008

O contexto Instituicional da Universidade do Minho

“A Universidade do Minho tem diversos sistemas baseados em tecnologia Microsoft. Uma solução alinhada nesse contexto é menos onerosa e arriscada. Foi uma das razões da opção pelo Blackboard Learning System, a nível do e-Learning”
Luís Amaral, Pró-Reitor na Universidade do Minho
O termo e-Learning é fruto de uma combinação ocorrida entre o ensino com auxílio da tecnologia e a educação a distância. Ambas as modalidades convergiram para a educação on-line hoje em dia cada vez mais utilizada.
A sua chegada fez explodir as possibilidades para difusão do conhecimento e da informação para os estudantes e, em um começo acelerado, abriu um novo mundo para a distribuição e partilha de conhecimento, tornando-se também uma forma de democratizar o saber para as camadas da população com acesso às novas tecnologias, propiciando a estas que o conhecimento esteja disponível a qualquer tempo e hora e em qualquer lugar.
A Universidade do Minho, no intuito de se adoptar aos novos desafios do Tratado de Bolonha, decidiu dar novo impulso à vertente de ensino – aprendizagem à distância, implementando o e-Learning.
De forma a apoiar esta mudança, a Universidade do Minho disponibiliza à sua comunidade académica uma plataforma Web de gestão e distribuição de informação e de recursos didácticos.
Esta ferramenta permite complementar o processo de ensino – aprendizagem desenvolvido em sala, possibilitando o acesso em qualquer lugar e a qualquer hora aos materiais disponibilizados pelos docentes, com base num único login.

Software Livre

Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A liberdade de tais directrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido desejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.
Exemplos de software livre são Sistemas operacionais:
GNU/Hurd, GNU/Linux, BSDs, EaD, Educação a distância: Moodle, Publicação na Internet: SPIP, Servidor de arquivos: Samba, Servidor e cliente de email: Evolution, entre muitos outros.

O contexto instituicional da Universidade do Minho

O Campus Virtual é uma iniciativa integrada, neste caso da Universidade do Minho, que envolve vários serviços, conteúdos, aplicações e redes de comunicações móveis para estudantes e professores, com o objectivo principal o de incentivar e a facilitar a produção, o acesso e a partilha de conhecimentos académicos.
Assim, este projecto demonstra uma grande aposta na formação e sensibilização, na área dos docentes, e discentes, para a utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem no seu quotidiano.
O projecto está orientado para a introdução de weblabs em unidades curriculares laboratoriais assim como em unidades curriculares de áreas científicas sem horário laboratorial atribuído. O portal disponibilizará laboratórios virtuais através de animações anotadas, vídeos e controlo remoto de experiências, fornecendo deste modo, conteúdos informáticos complementares do ensino presencial em aulas laboratoriais e para unidades curriculares sem horário laboratorial atribuído.
Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho fornecem recursos bibliográficos e informativos de especial importância para o funcionamento da investigação, do ensino, da educação permanente e à distância. Desta forma, estão disponíveis através da Web, o catálogo bibliográfico e outros recursos informativos, que garantem a gestão das bibliotecas do Campus.
Os materiais pedagógicos são assim armazenados e disponibilizados no RepositoriUM. Por consequente, os repositórios são desta forma sistemas de informação que armazenam, preservam e fornecem o acesso à produção intelectual da comunidade académica. Este, insere-se no movimento open access initiative, sendo o primeiro projecto da e-UM a entrar em funcionamento em 2003.