segunda-feira, 28 de abril de 2008

Análise e comentário acerca do filme EPIC 2014

Este filme retracta a evolução da Internet desde a sua origem, 1989, até 2014 onde emergirá o EPIC. Verificámos que esta evolução tem vindo a decorrer a elevado ritmo.
Em 1989, Tim Berners-Lee, na Suíça, inventou a World Wide Web, este em 1994, sonha com uma loja que vende de tudo, sendo o modelo Amazon.com que viria a estabelecer o padrão para as vendas pela Internet.
Já em 1998, dois programadores de Stanford criam a Google a mais efectiva “máquina” de busca do mundo.
A TiVo, transforma a televisão libertando-a das restrições do tempo e dos comerciais em 1999, neste mesmo ano, uma empresa denominada Pyra Labs lança o Blogger, ferramenta pessoal de publicação.
Volvidos 3anos surge o Friendster onde centenas de jovens avançam para povoa-lo com mapas detalhes das suas vidas, interesses e redes sociais. A Google lança o Google News, um portal de informação.
Em 2003 a Google compra o Blogger, evidenciando assim mais um mistério dos interesses da Google. 2003 é o ano do Blog.
A Revista Reason envia aos seus assinantes um exemplar onde a capa contem uma foto-satélite de suas casas, contendo várias informações.
Phillips e Sony lançam o primeiro jornal electrónico do mundo produzido em grande escala. Google lança o Gmail possuindo este um Gigabyte de espaço para todos os usuários.
A Microsoft lança o Newsbot que é um filtro de noticias sociais. Amazon lança o identificado como uma máquina de busca baseada na tecnologia da Google. Por fim, Google lança as suas acções no mercado.
Google tem cada vez mais capital... esta faz uma grande aquisição, compra a TiVo. Depressa a Microsoft compra a Friendster.
Em 2006 Google combina todos os seus serviços numa plataforma universal, a Google Grid oferecendo uma quantidade ilimitada de espaço para armazenamento e largura de banda para compartilhar e armazenar mídias de todo o tipo.
A Microsoft responde novamente ao crescente da Google com o Newsbotster, uma plataforma de jornalismo participativo, este gradua e ordena noticias.
2008 vê surgir uma aliança que poderá pôr por terra as ambições da Microsoft, Google e Amazon juntam-se para formar a Googlezon. Juntos, eles utilizam os conhecimentos detalhados sobre a rede social de cada usuário para accionar uma personalização total de conteúdo e de propagandas.
Googlezon dá o golpe final à Microsoft, utilizando um novo algoritmo, os computadores da Googlezon constróem novas matérias e artigos dinamicamente , onde o computador escreve um novo texto para cada usuário.
Em 2011 a empresa New York Times processa a Google, alegando que os robôs capturadores de fatos da companhia são uma violação à lei de direitos autorais. Este caso vai até a Suprema Corte que declara a 4 de Agosto de 2011 que a Googlezon ganha a causa.
Finalmente, no domingo, 9 de Março de 2014, Googlezon lança o EPIC.

EPIC 2014 (Evolving Personalized Information Construct) é um sistema de conteúdos e conhecimentos detalhados sobre uma rede social de cada utilizador. Pode-se dizer que EPIC é um resumo do mundo para uns e para outros não é nada mais do que um conjunto de informações na sua maioria inverídicas, superficiais e sensacionalistas.

Sem comentários: